
Eduardo Galeano é um jornalista e escritor uruguaio.
Entre suas diversas obras, uma tem para mim um apelo muito pessoal.
"As Veias Abertas da América Latina", de 1971.
Li na minha adolescência e reli na minha vida adulta.
Contestador, engajado, lírico.
Essencial em minha formação intelectual.
Depois veio a trilogia "Memória do Fogo", "O Teatro do Bem e do Mal", "Espelhos", Dias e Noites de Amor e de Guerra" e o emocionante manifesto "Nós Dizemos Não".
"Futebol ao Sol e a Sombra", de 1995, traz à tona o escritor que, na juventude, queria ser jogador de futebol.
Não perdendo o seu lado crítico, Galeano faz a sua homenagem ao esporte mais popular do planeta.
Na orelha da edição que possuo, uma boa descrição da obra:
"Acima do futebol está a lenda. Uma estranha magia se impõe ao esporte. E o jogo se transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias. Exaltado pelas multidões, criou em seu lado sombrio um mundo à parte, onde envolve poderosíssimos interesses políticos e financeiros. Mas nada se sobrepõe ao encanto desta 'festa pagã'. Para captar este universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este livro como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella - o carrasco uruguaio de 1950 -, o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça".
Fica a Sugestão....
Legal teu blog.
ResponderExcluirMuito bom o livro...tambem recomendo.
ResponderExcluirO Blog é muito interessante, principalmente para quem gosta de estatisticas e histórias da bola. Vou acrescenta-lo na lista dos meus blogs parceiros. O meu blog é o sandesignarts.blogspot.com
ResponderExcluirabraço!